Construção do Conhecimento
Todo professor aspira a que seus alunos aprendam. Mas deve perguntar-se sob qual concepção de aprendizagem? Decorando os conteúdos, repetindo soluções e resposta prontas, ou participar do processo de construção do conhecimento, observando, refletindo, interpretando, resolvendo problemas, agindo e criando?
Acreditamos no processo construtivo e sabemos que para atingir esse objetivo é necessário que o professor lance problemas e desafios, a fim de que o aluno utilize o repertório anteriormente adquirido, dentro e fora da escola, na busca de soluções.
O professor terá melhores resultados quando conseguir envolver a classe nos problemas e desafios propostos e administrar as soluções encontradas pelos alunos e os caminhos percorridos por eles na busca de respostas.Além disso deve também estimular o aluno a refletir e discutir sobre seu processo de construção de conhecimento, aceitando a troca com os colegas.
1 Comments:
At 6:58 PM, Aline_Kunst said…
Olá!
Sabes que quando digo pras pessoas que sou profa de Geografia, logo ouço aquela pergunta detestável: "Qual a capital de tal país?" Sempre respondo a mesma coisa "Queres um atlas de presente?"... Pensando um pouco nessa situação lembro as várias vezes em que tive que decorar coisas na escola. Coisas que já não faziam sentido na época e hoje, aff menos ainda. Quando me pergunto "o que quero que meus alunos saibam?" muitas coisas aparecem... aí penso "o que será que eles querem saber?"
Dia desses cheguei para trabalhar Porto Alegre com meus anjinhos do Amora e quando vi estávamos discutindo "Por que a água do mar é salgada?". Nesses momentos vejo o quanto é importante a sensibilidade do professor. Para meus alunos Porto Alegre não era significativo, eles tinham outras curiosidades. Após terem sua curiosidade satisfeita, uma aluna perguntou "Professora, mas por que o Guaíba em Porto Alegre não tem a água salgada?" Aí sim o que eu queria trabalahr anteriormente se tornou significativo para os meus aluno.
Bom tudo isso pra te dizer que concordo e fico feliz com tuas reflexões. Continue sempre postando no teu blog, assim posso te acompanhar de perto.
Beijos
Post a Comment
<< Home