Inicialmente as profª nos colocaram a AGENDA do dia.
Primeiro o grupo fez uma reflexão sobre o que lembramos e aprendemos na escola e registrou-se num painel. Lemos o texto "As mãos perguntam e a cabeça pensa" de Rubens Alves, comentou-se a respeito . Tivemos também noções de como funciona o Projeto Amora.
Outros questionamentos a respeito de COMO APRENDEMOS, QUE HABILIDADES são necessárias para o sec. XXI e QUAIS AS COMPETÊNCIAS foram levantadas pelo coletivo.
A tarefa seguinte foi refletir sobre os PAs. Em grupos debatemos oito questões e socializou-se. Com este trabalho concluimos que todo PA é interdisciplinar, onde o profº é um orientador, sendo possível desenvolver um Pa sem o uso de tecnologias mais avançadas , porém elas agilizam a busca, favorecem a interação, a sistematização e o registro da produção. Mesmo que o profº não conheça o assunto do PA ele pode ser orientador e instigar a busca , encaminhando as questões mais complexas para um especialista.
Primeiro o grupo fez uma reflexão sobre o que lembramos e aprendemos na escola e registrou-se num painel. Lemos o texto "As mãos perguntam e a cabeça pensa" de Rubens Alves, comentou-se a respeito . Tivemos também noções de como funciona o Projeto Amora.
Outros questionamentos a respeito de COMO APRENDEMOS, QUE HABILIDADES são necessárias para o sec. XXI e QUAIS AS COMPETÊNCIAS foram levantadas pelo coletivo.
A tarefa seguinte foi refletir sobre os PAs. Em grupos debatemos oito questões e socializou-se. Com este trabalho concluimos que todo PA é interdisciplinar, onde o profº é um orientador, sendo possível desenvolver um Pa sem o uso de tecnologias mais avançadas , porém elas agilizam a busca, favorecem a interação, a sistematização e o registro da produção. Mesmo que o profº não conheça o assunto do PA ele pode ser orientador e instigar a busca , encaminhando as questões mais complexas para um especialista.
2 Comments:
At 12:13 PM, Suzana Gutierrez said…
Eu tenho um pouco de ressalva no uso que se faz de 'competências', principalmente ao modelo de ensino a que remete. Uma formação mesmo nos dá asas que não podem ser cortadas por qualquer alteração na 'ordem mundial' :)
abraço,
Suzana
At 6:41 PM, Aline_Kunst said…
Olá!
Sou professora no Projeto Amora e te digo que é emocinante ver o brilho no olho da criança a cada nova descoberta.
Aprendo muito com as crianças, principalmente a ter a humildade de estar sempre aprendendo.
Beijos
Post a Comment
<< Home